sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Caçador De Pipas - Resenha #1

      Nome: O Caçador de Pipas
                            Autor: Khaled Housseini                                                                  Número de Páginas: 365            
 Editora: Nova Fronteira 


Sinopse "O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado."     
Resenha: Bom, decidi que iria começar as postagens do blog falando sobre o Caçador de Pipas, pois foi um livro que mexeu muito com minhas emoções.
Algum tempo atrás, eu havia assistido o filme, e no fim do ano passado tive a oportunidade de ter este livro em mãos, e sem exageros, não tenho nem como comparar o livro com o filme, o livro é simplesmente MUITO melhor.

A história se passa na década de 70,e tem como cenário o Afeganistão, uma de suas maiores característica é o preconceito entre classes sociais.

Amir, é Pashtun, sua família tem posses, e desde o começo do livro ele se mostra um garoto mimado, egoísta e tenta desesperadamente conseguir a atenção e o amor do Pai.

Já Hassan é Hazara, ele seu pai Ali são empregados na casa de Amir. Suas maiores características são bondade, coragem e principalmente lealdade.

"Por você eu faria isso mil vezes..."

Apesar de toda essa diferença de classes sociais e personalidade, Amir e Hassan cresceram juntos, tinham gostos em comum e acabaram criando uma forte amizade, porém Amir nem sempre a  demonstrava, por muitas vezes ele acabava diminuindo Hassan como pessoa, e este por muitas vezes não percebia.

“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira”

Certo dia, Amir e Hassan se inscrevem em um campeonato de pipas , campeonato que Amir vence, e para o amigo ter a pipa que o fez campeão como um troféu, Hassan resolve correr atrás da pipa azul e desaparece. Amir resolve ir atrás de Hassan, e quando o encontra, ele está em um beco sem saída, sendo agredido por um grupo de garotos neonazistas, liderado por Assef. Tendo sua lealdade e coragem colocadas em prova, Amir se mostra um grande covarde, uma vez que assiste a agressão escondido, e nada faz para ajudar seu amigo.

Atormentado pela culpa, Amir faz de tudo para se livrar da presença de Hassan, e depois de várias tentativas frustadas, Amir forja um roubo acusando Hassan. 
Percebendo a situação, Ali, pai de Hassan resolve se mudar da casa, mesmo contra a vontade do pai de Amir

"Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa, o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça […]"


O tempo passa, e devido a guerra contra a Russia, Amir e seu pai são obrigados a deixar o país e se mudar para os Estados Unidos, lá Amir faz faculdade, se casa, consegue ter uma vida normal sem pensar na culpa de suas atitudes do passado.
Até que um dia, uma ligação de Rahim Khan, um velho amigo de seu pai mudará sua vida para sempre, os acontecimentos o levarão diretamente ao seu passado, e ele terá chance de concertar seus erros que cometeu contra Hassan, aquele que foi muito mais que seu melhor amigo de infância

"Existe um jeito de ser bom denovo..."

 A obra de Khaled Housseini, além de mostrar de forma muito nítida a cultura do Afeganistão, toca em alguns aspectos muito importantes como amizade, lealdade, medo e o que eu achei muito interessante é a forma como é colocado que nossos atos podem trazer consequências para a vida toda.
Em muitos momentos senti raiva do Amir, senti pena do Hassan, quase chorei com a morte do pai do Amir, enfim é uma história muito intensa, e o autor escreve com uma riqueza de detalhes tão grande que em muitos momentos eu me senti dentro do livro!
O Caçador de Pipas se tornou um dos meus livros preferidos, talvez o melhor que eu tenha lido no ano passado, enfim recomendo muito este clássico!
E vocês, o que acharam??


Até a próxima!!!
;**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Deixe sugestões, críticas enfim, sua participação nos ajuda a melhorar o conteúdo do blog cada dia mais! :)