segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comprar Livros X Frequentar Bibliotecas/Projetos

Oii gente!!!
No post de hoje venho falar um pouco sobre um assunto que eu acho meio "polêmico" entre os leitores.
Que leitor ou blogueiro literário não sonha com uma estante enorme cheia de livros? Eu também sonho, porém no momento o meu maior dilema antes de comprar um livro é: onde vou guarda-lo?? Vou explicar para vocês: atualmente onde eu moro, eu divido o quarto com a minha mãe, minha casa não é tão pequena mas também não é muito grande então estou com um pequeno probleminha de falta de espaço para guardar livros, eu até poderia deixá-los em alguma caixa ou coisa assim, mas o que eu queria mesmo era ter uma estante e poder organizá-los da maneira que eu bem entendesse.
Por esse motivo, eu sempre optei por frenquentar bibliotecas e projetos da minha cidade, um projeto que eu gosto muito é o Livro Vivo (não sei dizer se ele existe em outras cidades, eu moro em Rio Claro, inteiror de São Paulo) e ele funciona da seguinte forma: Você empresta o livro e não tem prazo definido para devolver pode ler no ritmo que desejar, eu sempre empresto livros de lá e por sinal muitos dos livros que eu comprei ou ganhei eu doei para este projeto.
Falando em doação de livros eu sou super a favor desta prática, alguns livros que eu quero muito ler eu acabo comprando porém eu nunca reli um livro, tenho vários que eu até gostaria de reler, mas eu sempre acho algum novo que eu ainda não li e minha opção acaba sendo ler coisas novas, então geralmente meus livros comprados acabam indo para doação, fora isso eu sempre penso que existem muitos leitores por aí que as vezes não tem dinheiro para comprar os livros e eu também acho legal saber que alguém vai cuidar de um livro que já foi meu e talvez se envolver tanto com a história quanto eu me envolvi.
Atualmente tenho somente dois livros comprados que são O Lado Bom da Vida que eu já resenhei (pra quem não viu o link é http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/2014/03/o-lado-bom-da-vida-resenha-3_10.html) e o A Culpa é Das Estrelas que estou terminando de ler, mas sei que logo logo eles não estarão mais comigo.
Assim que eu acabar de ler os livros que tenho em casa, pretendo fazer carterinha na biblioteca mais próxima, como eles tem prazo para devolução lerei mais rápido e terei mais resenhas para postar aqui (ando enrolando muito com minhas leituras :/)
Também tem os livros que eu pego emprestado de amigos né, geralmente esses eu também devolvo rápido.
Enfim, independente se a pessoa gasta rios de dinheiro comprando livros, ou é mais econômica assim como eu, o importante mesmo para mim é ter o hábito da leitura e acima de tudo ler porque gosta e o que gosta e não por obrigação!



E vocês, o que acham deste tema? Vocês tem o costume de comprar muitos livros??
Espero que tenham gostado!!

Até a próxima!
;**

14 comentários:

  1. sempre faço doação de livros ou troco com minhas amigas. Adorei o blog!!!
    http://megapracima.blogspot.com.br/2014/05/blush-nyx-cinnamon.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Não tenho costume de comprar livros e nem frequentar bibliotecas, mas tenho MUITOS livros baixados no meu cel, e leio por la :)
    Beijos :*
    byamandasantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho poucos livros , não compro quase nenhum , só aquele que eu procuro procuro e não acho em nenhum lugar ♥ http://gps-da-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu compro pq meu sonho é montar uma biblioteca particular, mas sempre dou livros de presente, pego emprestado [e devolvo rápido] e empresto [a poucas pessoas] os meus, infelizmente nem todo mundo tem zelo e já emprestei pra pessoas que 'deram o ganho' nos meus livros. Pra evitar ter aborrecimentos, prefiro não emprestar pra todo mundo...

    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/05/belleville.html

    ResponderExcluir
  5. espaço é um problema para qualquer artigo que queira colecionar
    sei muito bem com as miniaturas hehe
    livros ainda ha a solução de bibliotecas mesmo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, ler em qualquer lugar é bom né...Ajuda tanto nas pronuncias!!!
    Então, sou sua seguidora aqui no blog e gostaria de além de contar com vc no meu Blog, ter vc no meu canal também, se vc tiver canal eu retribuo com muito carinho...
    http://jessicarayanedicas.blogspot.com.br
    https://www.youtube.com/user/jessica92rayane
    Te aguardo tá, Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Todo colecionador gostaria de um espaço infinito para guardar suas relíquias, não é? rs Mas, vendo pelo lado bom da coisa, o espaço limitado te deu a oportunidade de conhecer projetos e doar alguns dos seus livros... O que é ótimo!! Eu sou bem difícil de desapegar, sabe? kkk

    Ah, te indiquei para a TAG "conhecendo o blogueiro" e espero que possa participar. Confere lá no blog!! Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  8. Acho que é uma vontade comum ter milhões de livros e uma estante maravilhosa para organizá-los né?! Mas como as questões financeiras e "espaciais" não ajudam, temos que nos virar como podemos né?! (:

    Um beijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente sempre opto por comprar livros, mas como não é sempre que tenho dinheiro, as vezes frequento bibliotecas para terminar a leitura de algum livro e essas coisas, e sempre tem aqueles amigos que tem os livros que a gente ama para poder emprestar também haha! Adorei a forma em que você abordou o tema, beijão!

    cartas-e-poesias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho a atitude da doação muito bonita, mas ainda não sou um ser tão elevado para conseguir por em pratica! HAHAAH
    Eu sou estudante de biblioteconomia, super apoio que o pessoal frequente bibliotecas! O ambiente é magico! É tudo de bom! Espero conseguir um dia fazer uma biblioteca comunitária e dai sim conseguir me desprender dos meus queridos livros! rs

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já estou aguardando por novos posts por aqui *-*

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  12. Eu também gosto de ter livros, mas sou uma frequentadora assídua de bibliotecas.
    Moro em São Paulo, capital. Não tem este projeto aqui, mas tem muitas iniciativas de bibliotecas municipais. Nas estações de metrô também tem máquinas de livros que você pague quanto acha que vale.
    Já escrevi sobre tudo isso no meu blog, se quiser dar uma olhada.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  13. Seu blog é um show! Parabéns!! Adorei e já estou seguindo!! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse projeto.É bom dar a oportunidade para as outras pessoas de lerem um livro.A maioria dos livros que eu tenho eu ganhei em promoção ou de amigos e acho que superam os comprados.Não sou muito de gastar dinheiro com livros,na verdade sou meio pão dura rsrs.Geralmente eu leio em pdf até por ser mais rápido e mais leve,já que eu uso e-reader.Guardar os livros então,nossa,dá muito trabalho.Muito bom o post.Não sei de nenhum lugar aqui que tenha esse projeto.
    bjs
    Thamires do Blog Nerd 2000
    http://nerd2000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Deixe sugestões, críticas enfim, sua participação nos ajuda a melhorar o conteúdo do blog cada dia mais! :)