segunda-feira, 10 de março de 2014

O Lado Bom da Vida - Resenha #3


Nome: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Número de Páginas: 254
Editora: Editora Intríseca


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.


Resenha: Bom para começar preciso dizer que este livro foi o primeiro que li este ano,até então fiz resenhas dos livros que li ano passado (e provavelmente terão mais resenhas dos livros do ano passado) e digo que esta foi uma ótima escolha pois eu simplesmente ADOREI a história.

No começo achei a narrativa um pouco lenta, ms logo entendi que este ritmo foi dado pelo autor para criar a atmosfera que a trama exigia. O protagonista, Pat Peoples sofre de problemas psicológicos, e o livro é narrado em primeira pessoa, como se fosse um diário deste homem em crise.

Pat é um personagem complexo, ele passou um tempo em um instituto de saúde mental, o qual ele chama de "lugar ruim",  o problema é que ele não se lembra quanto tempo ficou lá e nem os motivos que o levaram a ter problemas em sua saúde mental.
Praticamente, a única coisa de que Pat se lembra, é de que ele é casado, mas está em um "tempo separados" com sua esposa Nikki 

"Não quero ficar no lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes, e onde todo mundo me diz que Nikki não vai gostar de meu novo corpo, nem vai querer me ver quando acabar o tempo separados. Mas também tenho medo de que as pessoas de minha antiga vida não sejam tão entusiásticas quanto estou tentando ser agora. "


É sua mãe Jeanie ( que por sinal é uma personagem muito cativante e bem construída) que o tira do "lugar ruim" e a partir daí Pat se concentra em melhorar física e psicologicamente para agradar aos padrões de Nikki.
Ele também volta a ser um torcedor dos Eagles (time de futebol americano) o que o aproxima de seu irmão Jake, e faz com que seu pai ao menos olhe para ele, pois eles não tem uma relação próxima

Logo ele conhece Tiffany, que apesar de problemática também é uma boa pessoa, e é aí que a história tem seu desenrolar, Tiffany é parte fundamental do livro e sua história de vida é tão interessante  (e triste) quanto a de Pat.

"Parece triste. Parece com raiva. Parece diferente de todas as outras pessoas que conheço. Ela não consegue fingir aquela expressão feliz que os outros fingem quando sabem que estão sendo observados. Ela não precisa fingir comigo, o que faz confiar nela, de certa forma."

Outros dois personagens que eu gostaria de destacar são: Dr Cliff que é terapeuta de Pat, mas apesar disso o trata como amigo, e seus encontros rendem ótimos diálogos, e Danny, que é amigo de Pat no "lugar ruim" e tem uma pequena participação no final do livro fato que eu gostei bastante.


Enfim o que eu achei mais legal neste livro é a mensagem positiva que a história passa, que apesar de todos os problemas devemos sempre tentar tirar algo bom de cada situação. 
Posso dizer que li este livro no momento certo e de uma certa forma até mudou um pouco minha maneira de encarar a vida.
Ainda não assisti o filme (provavelmente irei assistir ainda essa semana) mas vi o trailler e deu para perceber que o filme tem algumas diferenças se comparado ao livro.

Espero que tenham gostado!
Até a próxima!!
;**



8 comentários:

  1. hum, fiquei bem interessada em ler esse livro. Espero que eu curta a leitura dele ^^
    bj.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai gostar sim, ele é uma leitura bem leve hehe :)
      ;**

      Excluir
  2. Adorei a sua resenha.
    Eu fiquei muito curiosa com relação ao livro.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler "O lado bom da Vida". Até está na minha lista, porque dizem que é muito bom. Gostei da sua resenha, foi bem objetiva e o mais importante, colocou as informações básicas, parabéns!
    Imagine | Fanpage | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler, adorei a resenha (tentando me inscrever mais fica dando erro)

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente tenho que dizer que tenho curiosidade de ler o livro, porque o filme eu comecei a ver e fiquei com sono de tão parado que é o começo (risos)
    Mas eu acho que é impressão minha, porque toda vez que vejo é a noite e também por estar cansada. Enfim...Mas tenho curiosidade de saber mais sobre a história, porque eu acho interessante o que se passa na vida desses dois personagens =]

    Amei sua resenha. Sinceramente acho que vc soube passar muito bem tudo que houve na história. Parabens !

    Outra coisa querida, queria te agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que já estou te seguindo tá? Se puder me retribuir e dar uma passada também para conferir minha nova resenha, ficarei muito feliz =] Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. resenha muito boa
    @livroazuis
    livro azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Deixe sugestões, críticas enfim, sua participação nos ajuda a melhorar o conteúdo do blog cada dia mais! :)